Bolsonaro confunde Dinamarca com Noruega em postagem sobre matança de baleias

Na postagem, Bolsonaro diz que as imagens são da Noruega, mas foram gravadas nas Ilhas Faroe, na Dinamarca. O presidente foi acusado de veicular Fake News.

20/08/2019 | Madson Vagner | Brasil

O presidente Jair Bolsonaro divulgou no domingo, 18, um vídeo sobre matança de baleias. Segundo a postagem, as imagens se referiam a Noruega, mas na verdade foram gravadas nas Ilhas Faroe, que pertence à Dinamarca. O presidente foi acusado de veicular Fake News. A avaliação é que falta ao presidente mais cuidado antes de sair postando tudo que vem pela frente.

Na ânsia de criticar a Noruega, que tinha acabado de congelar recursos para o Fundo Amazônia, Bolsonaro acabou entrando em mais um desgaste. Ele disse que a Noruega deveria doar o dinheiro retirado do Brasil para ajudar a chanceler Angela Merkel a reflorestar a Alemanha, que também cancelou as ajudas ao Fundo Amazônia.

Em contrapartida, Europa tratou de divulgar que reflorestou mais de 40% do seu território nos últimos anos. E a Alemanha está na vanguarda dos programas de reflorestamento e técnicas de manejo florestal. Bolsonaro acusou a Noruega de matar baleias e a Alemanha de não preservar suas florestas.

Relacionadas:

Topo