e-Política
MadsonVagner
*PUBLICIDADE
Governo começa abrir ‘caixa preta’ do BNDES; vazamento mostra compradores de jatinhos

O presidente do banco, Gustavo Montezano, vazou uma relação com 10 negócios de compra e venda de jatinhos que contaram com financiamento do banco.

20/08/2019 | Madson Vagner

O presidente do BNDES Gustavo Montezano, vazou uma relação com 10 maiores negócios de compra e venda de jatinhos que contaram com financiamento do banco. Um dos principais compradores é o governador de São Paulo, João Doria, aliado de Jair Bolsonaro em 2018, mas que tenta se distanciar do governo para ser candidato a presidente em 2022.

A lista completa revela beneficiários como banqueiros, empresários, advogados, artistas, entre outros. Estão na lista nomes como o apresentador Luciano Huck, a dupla Vitor e Léo, os empresários Rubens Menin (MRV Engenharia), Flávio Rocha (Riachuelo), os irmãos Joesley e Wesley Batista (JBS), e assim por diante.

De início não foi identificado nada de anormal ou ilicitude nas compras, que custaram ao banco R$ 1,9 bilhão em 134 operações credito a juros que variaram de 2,5% a 8,7% ao ano, isso entre os anos de 2009 e 2014. É importante destacar que a área técnica do BNDES calcula em R$ 700 milhões o prejuízo com o programa, bancado nos governo de Lula e Dilma.

Foi mais um caso de empréstimo a fundo perdido com dinheiro público. Ou como diz Cláudio Dantas do site O Antagonista, um verdadeiro, “Meu Jatinho, Minha Vida”, que igual ao Minha Casa, Minha Vida, quase ninguém paga.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: