e-Política
MadsonVagner
*PUBLICIDADE
50 anos da estátua do Padre Cícero recebe homenagens em Brasília

O município de Juazeiro do Norte teve dois dias de destaque na Câmara Federal em Brasília. Nos dias 20 e 21 foram realizadas audiência pública, sessão solene de homenagem dos 50 anos da estátua do Padre Cícero.

02/12/2019 | Madson Vagner

As comemorações aos 50 anos da estátua do Padre Cícero foram encerradas com destaque para Juazeiro do Norte na capital federal, Brasília. A Câmara dos Deputados realizou no dia 20 de novembro uma Audiência Pública para discutir o Dia Nacional do Romeiro e no dia 21 uma sessão solene para comemorar o aniversário da estátua. Entre os homenageados o ex-prefeito Mauro Sampaio, idealizador do monumento.

A audiência pública, realizada pela Comissão de Turismo foi presidida pelo deputado Pedro Bezerra (PTB-CE), membro da comissão, e discutiu a relevância em instituir o Dia Nacional do Romeiro, no dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. Além de parlamentares, discutiram o tema a irmã Cláudia Chesini (Associação Nacional de Educação Católica no Brasil) e o Padre Mario Rodrigues Pain (Arquidiocese de Brasília em São Sebastião).

Além da comitiva de Juazeiro do Norte, formada pelo prefeito Arnon Bezerra (PTB), chefe de Gabinete Nildo Rodrigues, o secretário de Finanças Evaldo Soares e os vereadores Claudionor Mota (PMN), Cicinho Cabeleireiro (PPL) e Auricélia Bezerra (PDT), estiveram presentes à audiência o deputado federal Nivaldo Albuquerque (PTB-AL) e o prefeito de Senador Pompeu, Mauricio Pinheiro.

A sessão solene, também presidida pelo deputado Pedro Bezerra, discutiu a importância do monumento e homenageou seus realizadores. Pronunciamentos e um vídeo, destacaram a construção, importância do monumento e o desenvolvimento proporcionado a Juazeiro e região.

Na abertura da sessão foi lido um comunicado do presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), que enalteceu a sessão e falou da importância do Padre Cícero como deputado federal por dois mandatos. Maia reconheceu no Padre Cícero uma grande liderança popular merecedora de todas as homenagens.

Pedro Bezerra falou sobre legado do Padre Cícero como santo e líder político. Pedro ressaltou a atuação política em mandatos como prefeito, deputado federal e vice-governador do Ceará que inspiram líderes até os dias atuais. Sobre a estátua, o deputado disse: “A estátua é uma referência de fé. Ela convida pessoas para visitar e morar em Juazeiro”.

Compondo a mesa dos trabalhos, o deputado federal Roberto Pessoa (PSDB-CE) disse que a região do Cariri e o Padre Cícero se misturam. Para Roberto, o romeiro que visita Juazeiro e a estátua não é um turista, mas um mantenedor da fé. “Padre Cícero transmitia fé e esperança,” disse.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), falou do Padre Cícero como um homem à frente do seu tempo. “Padre Cícero foi educador, pacificador, empreendedor… Ao homenagear o Padre Cícero, estamos homenageando o povo nordestino,” disse.

O deputado estadual Fernando Santana (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, destacou a influência que o Padre Cícero ainda exerce até os dias atuais. “O Padre Cícero continua colocando alimento na mesa do povo e promovendo o desenvolvimento,” disse. Estiveram presentes à sessão os deputados Célio Studart (PV-CE) e André Figueiredo (PDT-CE).

As homenagens foram acompanhadas por Jaqueline Sampaio, filha do ex-prefeito Mauro Sampaio. Jaqueline disse que recebia as homenagens a estátua como extensivas ao seu pai, idealizador do monumento.

Completaram a mesa Nildo Rodrigues e José Sampaio (presidente da Casa do Ceará em Brasília). Estiveram presentes ainda, os prefeitos Fábio Pinheiro (Porteiras) e Mauricio Pinheiro (Senador Pompeu); e os vereadores de Juazeiro Claudionor Mota, Cicinho Cabeleireiro e Auricélia Bezerra.

Padre Cícero é o cearense do século e está entre os 100 brasileiros mais influentes da história.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: