PF prende ex-ministro da Educação em operação que apura irregularidades no MEC

Além de Milton Ribeiro, foram alvos da PF os pastores evangélicos Arilton Moura e Gilmar Santos, ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

22/06/2022 | Madson Vagner | Brasil

A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, nesta quarta-feira, 22, em operação “Acesso Pago” que apura irregularidades na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além de Milton Ribeiro, foram alvos da PF os pastores evangélicos Arilton Moura e Gilmar Santos, ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Os pastores são suspeitos de atuarem como intermediários na liberação de verbas no esquema.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal. Áudios divulgados em março deste ano mostraram Ribeiro afirmando que os pastores favoreciam municípios que negociavam verbas diretamente com eles. Ribeiro disse no áudio que os pastores agiriam a pedido de Jair Bolsonaro (PL). Os pastores não tinham cargos no Governo.

Sobre a prisão, Bolsonaro chegou a dizer que “botava a cara no fogo” pela idoneidade do ex-ministro. Apesar da defesa feita no início da manhã, presidente mudou de posição e disse que “se for inocente, sem problema. Se for culpado, vai pagar”. Milton Ribeiro foi exonerado do cargo poucos dias após o escândalo ser divulgado pela imprensa.

Relacionadas:

Topo