
O medo da violência alcança a esfera política. Uma pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Rede de Ação Política pela Sustentabilidade aponta que mais de 67% da população têm muito ou pouco medo de se tornarem vítimas de agressões físicas relacionadas às escolhas políticas no período que antecede as eleições 2022.
No Cariri, a realidade não é diferente. Depredações de comitês, bate-bocas e até violência física estão entre as queixas na região. Para o professor Antônio dos Santos Pinheiro, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri (Urca), os índices da pesquisa são preocupantes e a resposta do que contribui para essa realidade está na história da formação da política. Ele cita, esse processo no Ceará foi marcado pela predominância do poder oligárquico e coronelista.
Para superar tais fatos, o que Antônio Pinheiro acredita não ser tarefa fácil, ele menciona que uma das ações importantes no atual cenário político, seria investir no controle sistemático sobre o uso das mídias sociais, diante da difusão das fake news.
(Jornal do Cariri)