Ceará pode ter três ministros no Governo Lula; Izolda, André e Tasso no páreo

Articulações com o PT do Ceará, PSDB e PDT nacional, colocam no páreo nomes como Izolda Cela, Tasso Jereissati e André Figueiredo.

04/11/2022 | Madson Vagner | Brasil

O Ceará pode emplacar três ministros no mesmo governo. Articulações com o PT do Ceará, além do PSDB e PDT nacional, colocam no páreo nomes como a governadora Izolda Cela, o senador Tasso Jereissati e o deputado federal, André Figueiredo.

Diretamente na articulação, Lula estaria marcando uma reunião com Tasso para discutir a participação do PSDB no Governo. Não há sinalização de qual ministério seria entregue ao PSDB, mas na discussão interna, os tucanos demonstram preferência pelo próprio Tasso, que não disputou a reeleição ao Senado e ficará sem mandato a partir de 1º de janeiro.

Na cota do PT do Ceará, comando pelo deputado federal, José Guimarães, e o senador eleito, Camilo Santana, o nome da governadora Izolda Cela aparece como favorita para assumir a Educação. Izolda já ocupou a pasta no Ceará, durante o governo de Cid Gomes (PDT). A preferência seria o nome de Camilo, que tem demonstrado preferência em assumir o mandato no Senado.

O outro cearense cotado é o líder do PDT na Câmara, o deputado André Figueiredo. Lula estaria disposto a entregar o Ministério do Trabalho ao PDT de Carlos Lupi. André parte na frente por ter experiência, já ocupou a pasta das Comunicações no segundo governo Dilma. É um dos favoritos nas discussões internas do partido.

Diferente das outras duas indicações, a entrada de André no Governo, seria uma maneira de amenizar a tensão construída entre PT e o PDT durante a campanha ao Governo do Estado. Os nomes serão conhecidos até dezembro, após a Copa do Mundo.

(Com informações da Coluna Brasília-Ceará, Jornalista Donizete Arruda, Rádio Plus FM)

Relacionadas:

Topo