O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva iniciou a divulgação dos nomes para a equipe ministerial. Apesar de nenhum dos nomes pertencer ao Ceará, o Estado tem a expectativa de emplacar, pelo menos, dois ministérios. Segundo o jornal O Estadão, Lula convidou Camilo Santana para assumir o Ministério da Educação, durante reunião nessa segunda-feira, 12.
Ainda segundo o Estadão, Camilo teria recusado e fortalecido o nome da governadora Izolda Cela, que tem sido questionada por alas petistas. No caso de o Ceará ter mais de um ministério, Camilo teria colocado a vontade de assumir o Desenvolvimento Regional.
No Ceará, no Jornal do Cariri, a coluna Rebate revela a vontade do deputado federal, José Guimarães, em ser indicado para o Ministério das Relações Institucionais. A indicação confirmaria a força de Guimarães dentro do novo Governo.
“Outra possibilidade comentada dentro da transição do futuro Governo Lula é Guimarães assumir a Secretaria Geral do Planalto. Função de muita confiança e que exige muita discrição, pois cuida de debelar crises,” diz a coluna. Guimarães, que tem estado à frente das articulações com o Congresso, aposta na sua nomeação como cota pessoal de Lula.