Vereador do Crato quer instalar “portas giratórias” nas escolas

O projeto de autoria do vereador Adil Sampaio, prevê a instalação de “portas giratórias” nas escolas. A ideia é impedir entrada de alunos armados.

04/04/2023 | Madson Vagner | Cariri

Os casos de violência dentro de escolas, noticiadas nos últimos meses, motivou a apresentação de um Projeto de Lei na Câmara do Crato, que prevê a instalação de “portas giratórias” nas escolas do município. O projeto, de autoria do vereador Adil Sampaio (PDT), foi retirado por orientação dos colegas para ser transformado em Projeto de Indicação.

Ao falar do projeto na sessão desta terça-feira, 04, Adil destacou casos de violência em São Paulo e um alerta acontecido no Crato. Para o vereador não se pode esperar a tragédia acontecer e o projeto pode ajudar evitando que alunos entrem armados nas escolas. “Vai dar mais segurança para alunos e professores”, disse.

No mesmo tema, o vereador Thiago Esmeraldo (PP), pediu a contratação de psicólogos para as escolas. Segundo o vereador, a ideia é identificar o desvio de comportamento dos alunos para prevenir tragédias. Thiago cita, principalmente, as escolas em tempo integral, onde os alunos passam a maior parte do dia.

Ventosas nos hidrômetros

Na mesma sessão, o vereador Dárcio Luiz (Pros) aprovou Projeto de Indicação, pedindo a instalação “ventosas” nos hidrômetros instalados pela Saaec (Companhia de Águas e Esgotos do Crato) no município. segundo o vereador os hidrômetros são impulsionados pela passagem do vento, gerando cobranças absurdas.

O projeto foi aprovado por unanimidade com emenda exigindo a análise do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para comprovação da falha nos hidrômetros. Segundo o projeto, a instalação das ventosas será de responsabilidade da Prefeitura e Aegea (Ambiental Crato).

Relacionadas:

Topo