Gleisi x Guimarães. PT dividido sobre manutenção da candidatura de Lula

O Partido dos Trabalhadores (PT) resolveu esperar a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Roberto Barroso, sobre o pedido de registro da candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República. Segundo informações o pedido será levado ao Plenário do TSE apenas no início de setembro. A decisão de esperar pelo TSE divide […]

17/08/2018 | Madson Vagner | Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT) resolveu esperar a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Roberto Barroso, sobre o pedido de registro da candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República. Segundo informações o pedido será levado ao Plenário do TSE apenas no início de setembro.

A decisão de esperar pelo TSE divide opiniões no PT. A presidente Gleisi Hoffmann disse que Lula é candidato a qualquer custo, enquanto o vice-presidente da sigla, o deputado José Guimarães, defende a substituição imediata. O nome é o do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Para a presidente Gleisi, o nome de Lula deve permanecer mesmo em caso de indeferimento pelo TSE. A ideia é criar uma crise jurídica no país. Hoje, a maioria dos petistas já avaliam que a demora em homologar Haddad vai prejudicar a campanha que já começou.

O ministro Barroso diz apenas que fará a coisa certa. A expectativa é que o registro seja negado pela Corte.

(Com informações da Coluna Brasília-Ceará, do jornalista Donizete Arruda).

Relacionadas:

Topo