Presidente do Comares busca tecnologias fora do País para aterro do Cariri

Em Paris, Samuel Cidade visitou a empresa Syctom, que faz o beneficiamento de resíduos em 82 comunidades com mais 5,3 milhões de habitantes.

14/06/2023 | Madson Vagner | Cariri

O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade, presidente do Consócio Comares (Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri) esteve, entre os dias 5 e 7, na França para conhecer experiencias aterros consorciados. Na visita, Samuel conheceu a empresa Syctom, que faz o beneficiamento de resíduos em 82 comunidades com mais 5,7 milhões de habitantes, em Paris.

A empresa utiliza tecnologias que transformam o lixo em energia elétrica, sistema que deve ser usado no Aterro Consorciado do Cariri. Segundo Samuel, a tecnologia visa, entre outros benefícios, a preservação do meio ambiente. Durante a agenda, lideres de várias nacionalidades estiveram presentes conhecendo a tecnologia.

Durante a agenda internacional, o presidente do Comares foi recebido pela embaixadora permanente do Brasil na Unesco, Paula Alves de Souza. No encontro foram discutidas alternativas para o desenvolvimento sustentável da região do Cariri, foco de atuação do Comares. Foram abordadas questões relacionadas ao Geopark Araripe e a Paleontologia, como impulsionadores do desenvolvimento e do turismo da região.

Relacionadas:

Topo