As Câmaras dos dois maiores municípios do Cariri, Crato e Juazeiro do Norte, retornaram aos trabalhos legislativos do segundo semestre com sessões na terça-feira (1º). Com a presença de representantes dos poderes executivos, as discussões acabaram tendo como foco a sucessão eleitoral do próximo ano.
Na Câmara de Juazeiro, o vice-prefeito Giovanni Sampaio destacou a importância do Legislativo para a condução dos trabalhos do Executivo, destacando a importância de uma relação harmoniosa entre os poderes. Pré-candidato a prefeito, Giovanni disse que manterá até o início de 2024, quando decidirá junto ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Giovanni destacou a boa relação com o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), mas disse que tem independência política e que tudo está sendo conversado de forma madura. O vice-prefeito disse respeitar as outras pré-candidaturas, mas que vai articular sua viabilização. Giovanni anunciou filiação ao Republicanos, sob orientação de Camilo.
No Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil (PT) e o vice-prefeito, André Barreto (PDT), estiveram presentes à sessão. Perguntado sobre as muitas articulações para a composição da chapa que concorrerá com o seu apoio, o prefeito Zé Ailton disse que todas pré-candidaturas são legitimas; mas, que a discussão será feita apenas entre os meses de abriu e maio.
Zé Ailton disse ainda que vai ouvir o grupo liderado pelo ministro Camilo Santana (PT) e conversar com a população. Quer ouvir a opinião pública através de pesquisas. Sobre seu futuro, Zé Ailton disse que deve decidir depois de uma conversa com Camilo; mas quer concorrer a deputado estadual ou federal em 2026.
Pré-candidato a prefeito, o vice André Barreto, garantiu ter boa relação e tem conversado com o prefeito Zé Ailton sobre o assunto. André disse que tem ouvido, também, deputados e senadores, além de outros pré-candidatos. Sobre as tensões que estão existindo, André disse ter a certeza que o grupo governista chegará unido na eleição.
A Câmara de Barbalha retornou aos trabalhos no dia 17 de julho, em uma sessão sem a presença dos representantes do Executivo. Em conversa com nossa reportagem, o prefeito Guilherme Saraiva (sem partido) reafirmou a vontade de concorrer à reeleição, mas que antes consultará lideranças como Camilo e o deputado estadual Fernando Santana (PT).