Com a aliança PT e PDT bem encaminhada em vários municípios do Ceará, incluindo Crato e Barbalha, o deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara, trabalha para manter a mesma aliança em Juazeiro do Norte. Fontes do PT de Juazeiro do Norte, dizem que o objetivo de Guimarães é manter o ex-presidenciável Ciro Gomes longe da disputa no Crajubar.
No dia 17, Guimarães confirmou a articulação junto ao presidente nacional do PDT, em exercício, deputado federal André Figueiredo. Guimarães avalia que a disputa em Fortaleza não pode contaminar outros municípios. “Tem uma disputa em Fortaleza, mas ela não pode contaminar o conjunto do Estado”, disse. No estado, com o governo Elmano de Freitas (PT), a aliança segue rompida desde as eleições de 2022.
A afirmação de Guimarães veio depois do avanço nas discussões da cúpula do PDT e o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). No dia 16, uma reunião entre André Figueiredo e o ex-secretário Diogo Machado, deixou o PDT muito perto da base de Glêdson. Diogo é o favorito para compor a chapa majoritária como candidato a vice-prefeito, sob a indicação do empresário Gilmar Bender.
No sábado (20), Glêdson reafirmou a conversa feita diretamente com André Figueiredo e Ciro Gomes. A conversa rumo a aliança estaria bem pacificada e a destinação de emendas do mandato de André para a conclusão das obras do Hospital Infantil Maria Amélia, teria selado a aproximação.


