A dois dias do prazo limite para o encerramento das convenções partidárias, a cúpula do PT estadual participou das convenções do partido em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, sábado (03). A caravana, liderada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), teve as presenças do governador Elmano de Freitas (PT) e do deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara.
Camilo, Elmano e Guimarães chegaram ao Crajubar, vindos de Fortaleza, onde participaram da convenção do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), homologado como candidato a prefeito da capital. A convenção do partido na capital, realizada pela manhã, teve a presença do presidente Lula.
No Crajubar, as presenças ajudaram a mobilizar milhares de militantes, lideranças e apoiadores. Candidatos e prefeitos de municípios vizinhos estiveram presentes aos eventos. O prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho (PDT), reconheceu a liderança dos três e avaliou como positiva as presenças para toda a base aliada do Cariri. Antônio Filho é candidato a reeleição com apoio do PT.
Na primeira das três convenções, em Crato às 15 horas, foram homologados os nomes do atual vice-prefeito, André Barreto (PT), como candidato a prefeito, e Leitão Moura (PSB), como candidato a vice. Guimarães destacou a necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo prefeito Zé Ailton Brasil (PT) e enalteceu a atuação de André na gestão. “Esse tem história e fez um trabalho exemplar à frente da Secretaria de Saúde,” disse.
Em Juazeiro do Norte, às 18 horas, os discursos ressaltaram a necessidade de derrotar as forças políticas ligadas ao “bolsonarismo”. Camilo disse que o povo de juazeiro conhece o trabalho e sabe que muito ainda pode ser feito. Ele ressaltou que o deputado estadual Fernando Santana (PT), homologado como candidato a prefeito, “terá um governador, um ministro da educação e o governador a disposição”. Pediu que o povo avalie a oportunidade.
Camilo chamou a atenção para o que qualificou de ataques contra lideranças petistas e o presidente Lula, feitos na convenção de outra chapa. Sobre os “ataques”, Camilo disse sua resposta era que “esse é o palanque do trabalho, esse é o palanque do amor; esse não é palanque das fake news e da mentira. Esse é o palanque dos que já fizeram e vão fazer muito mais pelo Juazeiro”.
Em sua fala, Fernando criticou a condução da saúde e da educação no município e disse da necessidade de transformar a infraestrutura de Juazeiro, para aproxima-la aos níveis de uma capital. A chapa juazeirense tem Mariceli Macedo (MDB) como candidata a vice-prefeita.
Em Barbalha, às 20 horas, Camilo, Elmano e Guimarães foram recepcionados pelos candidatos a reeleição Guilherme Saraiva e Vevé Siqueira, ambos do PT, homologados durante o evento. O governador Elmano disse que já enviou muitos recursos para o município e que potencializará ainda mais o envio com a continuação do trabalho.
Elmano voltou a destacar a necessidade de lutar contra o bolsonarismo e foi referendado por Camilo, que lembrou a ex-gestão do prefeito Argemiro Sampaio (União Brasil), como impedidor da transferência de investimentos para Barbalha.
No Crato, a convenção aconteceu no Crato Tenis Clube; em Juazeiro na quadra do Colégio Militar; e em Barbalha no ginásio do Parque da Cidade. O PT governa em Crato e Barbalha e faz oposição em Juazeiro. O partido tem até o dia 15 para enviar as Atas das Convenções para a Justiça Eleitoral.