Lupi decide futuro de Ciro Gomes: não será candidato a presidente

Em entrevista, o presidente de honra PDT, Carlos Lupi, disse que Ciro Gomes não tem mais projeto político-eleitoral para a eleição de 2026.

03/02/2025 | Madson Vagner | Brasil

Em entrevista ao site Metrópole, o ministro da Previdência e presidente de honra PDT, Carlos Lupi, decretou o futuro de Ciro Gomes no processo eleitoral de 2026. Segundo Lupi, “Ciro não tem mais projeto político-eleitoral”, embora tenha deixado claro que essa escolha não significa que Ciro está fora da política. Lupi disse que Ciro assumirá um novo papel, que deve ser protagonizado no pleito de 2026 como “um franco-atirador”.

Durante a entrevista, Lupi, avaliou ainda as críticas de Ciro ao governo Lula. “Eu acho que você tem que fazer a crítica sempre com base nos projetos, nas ideias. Ele faz isso, às vezes, com muita contundência, e isso é válido, isso é democrático. Agora, quando atinge a pessoa, Lula, ele já foi absolvido e inocentado pelo Supremo, não tem mais o que discutir sobre isso,” disse.

Em pesquisa Paraná, divulgada em 13 de janeiro, Ciro apareceu com 27,8% das intenções de voto para presidente da República, em um cenário sem Lula e Bolsonaro. A pesquisa simulou 12 cenários para a disputa presidencial de 2026. Na última participação de uma campanha à Presidência, em 2022, Ciro recebeu apenas 3,05% dos votos válidos, ficando na quarta posição, atrás de Lula (PT), Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB).

Relacionadas:

-->
Topo