Esquema de compra de voto para deputado na mira da PF; nome pode ser Juazeiro

A Operação Mão Dupla, investiga um esquema de compra de votos para candidatos a deputado federal e estadual. Os nomes estão sob sigilo.

17/04/2025 | Madson Vagner | Ceará

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte na quarta-feira, 16. A Operação Mão Dupla, autorizada pela 28ª Zona Eleitoral, investiga um esquema de compra de votos para candidatos a deputado federal e estadual no Ceará. Os nomes dos envolvidos ou se foram eleitos, estão sob sigilo judicial. A expectativa é que, pelo menos, um dos nomes seja de Juazeiro.

O esquema foi delatado por um dos envolvidos, insatisfeito por não receber o pagamento do crime. O homem, que não teve o nome revelado, registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, relatando que havia sido “contratado” para aliciar eleitores em troca de votos para determinados candidatos. O combinado, segundo o investigado, seria receber valores para o pagamento dos eleitores e do seu próprio “serviço”. Mas, sem receber a votação esperada, o contratante (deputado) não teria cumprido com o acordo.

As diligências da quarta-feira, foram em busca de informações que confirmem a materialidade do crime, identificar a origem dos recursos e esclarecer os vínculos entre o contratante, o aliciador e os candidatos supostamente beneficiados. Os investigados poderão responder pelos crimes de compra de votos (artigos 299 e 350) e falsidade ideológica, com penas que somadas podem chegar a nove anos de reclusão.

Relacionadas:

Topo