No Cariri, disputa interna do PT divide prefeitos e lideranças

O Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, está dividindo prefeitos e lideranças da região do Cariri.

14/05/2025 | Madson Vagner | Ceará

O Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, está dividindo prefeitos e lideranças da região do Cariri filiados ao partido. Os chamados Campo Democrático e Campo Popular, concorrem, principalmente, ao Diretório e à Executiva estadual para os próximos quatro anos. Na disputa pela presidência estadual, o Campo Democrático disputa com o Campo de Esquerda, com os nomes do atual presidente, Antônio Alves Filho (Conin), e da vereadora de Fortaleza, Adriana Almeida, respectivamente.

No Cariri, a disputa é feita entre aliados do deputado federal, José Guimarães, líder do Campo Democrático, e o ministro da Educação, Camilo Santana, articulador do Campo Popular. Com participação menor na região, o Campo de Esquerda, liderado pela deputada federal, Luizianne Lins, é representado pela candidatura da ex-deputada estadual, Íris Tavares, em Juazeiro do Norte. Na grande maioria dos municípios da região, a disputa fica entre os campos Democrático e Popular.

Entre os nomes do Cariri na chapa do Campo Popular estão os prefeitos de Aurora, Marcone Tavares; Barbalha, Guilherme Saraiva; Crato, André Barreto; Jardim, Antônio Coutinho; Nova Olinda, Leo Brito; e Santana do Cariri, Samuel Werton. A liderança do ministro Camilo é referendada com a presença do deputado estadual e atual secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana. Ao todo a chapa tem 22 prefeitos, nove deputados estaduais, um deputado federal, além da senadora Augusta Brito.

Na chapa do Campo Democrático, os nomes do Cariri são os prefeitos de Abaiara, Professor Angin; Araripe, Zé Gordinho; Caririaçu, Acácio Leite; Jati, Mônica Mariano; Mauriti, João Paulo; e Salitre, Rondilson Ribeiro. Entre os nomes, também, o suplente de deputado estadual, Pedro Lobo, e o presidente da Câmara de Barbalha, vereador Dorivan Amaro. A chapa estadual tem composição e apoio de cerca de 23 prefeitos, quatro deputados estaduais e o federal, José Guimarães.

A inscrição para as chapas, encerraram na sexta-feira (09) e a eleição acontecerá no dia 6 de julho. Mudanças no comando do diretório estadual, darão indicativos sobre a posição das três principais lideranças do partido, reconhecidas entre José Guimarães, Camilo Santana e Luizianne Lins. Hoje, o diretório é composto por 75% de nomes ligados ao Campo Democrático. Em jogo o comando das discussões sobre a eleição de 2026.

Relacionadas:

Topo