Prefeito de Jardim sem maioria na Câmara em embate PT contra PT

As discussões propostas pelo prefeito Antônio Coutinho (PT) têm sido vencidas por uma maioria que inclui o presidente Jaskejhan Jorge (PT).

01/07/2025 | Madson Vagner | Cariri

O prefeito de Jardim, Antônio Coutinho (PT), enfrenta dificuldades na relação com a Câmara, mesmo fazendo maioria na eleição de 2024. Todas as discussões propostas pelo Executivo têm sido vencidas por uma maioria turbinada pelo presidente Jaskejhan Jorge (PT).

Na sessão desta quarta-feira (2), os vereadores votarão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com proposta da oposição de que todos os gastos passem pela Casa. A base avalia a emenda como uma tentativa de engessar a gestão. Com situação e oposição divididos em 5 a 5, o presidente deve ser o voto minerva. Será o teste para Jaskejhan mostrar de que lado está.

O problema vem da eleição para a Mesa Diretora, quando Jaskejhan radicalizou para assumir a presidência, rachando a base. Para chegar ao cargo, ele recorreu a oposição e o apoio gerou compromissos. Um preço alto que pode custar sua continuação no partido. O resultado da votação pode levar a formalização de denúncia aos diretórios estadual e nacional, pedindo a expulsão. Nos bastidores, Jaskejhan dá sinais do que vai acontecer, ao se articular com outras siglas, como o PSB e a PSD.

Relacionadas:

Topo