
O senador Cid Gomes (PSB) usou de ironia, em tom de brincadeira, durante a reunião de líderes no Senado, ao prontificar para usar uma ‘retroescavadeira’ no auxiliar a desocupação do plenário do Senado Federal. A reunião convocada emergencialmente, discutiu uma solução para a ocupação da Casa, por senadores da oposição, desde segunda-feira (5), em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os parlamentares reivindicam que a Mesa Diretora paute o projeto da anistia e o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais. Cid demonstrou preocupação com o risco de que pautas como a Medida Provisória (MP) que eleva a isenção do Imposto de Renda (IR) seja prejudicada. “Essa MP é urgente, ou trará prejuízo para 10 milhões de brasileiros na faixa de dois salários mínimos,” disse. A apreciação da proposta deve ocorrer na próxima sexta-feira (7).
Sobre as medidas discutidas, Cid disse que ouviu do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União), que não aceitará a ocupação. “Por bem ou por mal, na semana que vem teremos sessão no plenário”, disse. Ao citar a retroescavadeira, Cid Gomes faz menção ao episódio em que usou o maquinário para desocupar o Batalhão da Polícia Militar de Sobral, ocupado por amotinados. O caso, ocorrido em 2020, findou com Cid baleado por policiais.
(Com informações do Ponto Poder, Jornal Diário do Nordeste).