
Realizada nos dias 21 e 22, a 1ª Conferência dos Legislativos no Cariri ficou marcada por debates sobre o fortalecimento do Poder Legislativo e o desenvolvimento regional. Vereadores, deputados, prefeitos, secretários e autoridades nacionais, se revezaram nas discussões no Centro de Convenções do Cariri, em Crato.
A conferência, promovida pelo Instituto Arte e Vida, teve como proposta estimular o debate regionalizado sobre os desafios enfrentados pelas câmaras municipais. Foram abordados temas como inovação na administração pública, marketing político, transparência, fiscalização e políticas voltadas ao desenvolvimento. A abertura contou com a participação do governador Elmano de Freitas (PT).
Entre os palestrantes, o ministro do Tribunal de Contas da União, Jhonathan de Jesus; o presidente do Tribunal de Contas do Ceará, Rholden Queiroz; o senador Cid Gomes (PSB); presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB). O ministro da Educação, Camilo Santana, e o ex-presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não compareceram, mas justificaram as ausências.
Idealizadores do evento, os presidentes da Câmara do Crato Matheus Leite (PDT), e de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques (Agir), destacaram a importância das discussões. “Um momento muito proveitoso. Vereadores, vereadoras, servidores públicos mais preparados para fazer a diferença”, disse Matheus. “Uma oportunidade única de fortalecer o diálogo e construir caminhos para o desenvolvimento da nossa região”, destacou Felipe.
Ao lado da senadora Augusta Brito (PT) e do o deputado federal, André Figueiredo (PDT), Matheus e Felipe participaram de uma mesa-redonda, sobre os “Desafios no Poder Legislativo”. A presidente do Instituto Arte e Vida, Sílvia Ramos, destacou a importância da integração regional e da atuação conjunta entre os poderes para fortalecer o desenvolvimento do Cariri. Para ela, o momento exige união e visão coletiva para que a região avance em diversos segmentos.
Além das Câmaras de Crato e Juazeiro, o evento contou ainda com o apoio das prefeituras de Crato e Barbalha, Assembleia Legislativa do Ceará e de universidades e empresas da região.