De Assis reforça rota de colisão entre PT e Cid Gomes; apoio a Júnior Mano é estopim

Em entrevista nessa quarta-feira, De Assis refirmou a reeleição de Elmano, defendeu Guimarães ao Senado e criticou o apoio de Cid à Júnior Mano.

16/10/2025 | Madson Vagner | Ceará

Depois das afirmações do deputado federal José Guimarães (PT) sobre o apoio a aliados fieis ao governo federal, dia 10, agora foi a vez do deputado estadual De Assis Diniz (PT) reforçar as críticas ao deputado federal Júnior Mano (PSB), único da “base aliada” cearense a votar sistematicamente contra o governo Lula. A entrevista de De Assis reafirma uma rota de colisão do PT com o senador Cid Gomes (PSB), principal defensor da candidatura de Mano ao Senado, em concorrência com Guimarães.

Em entrevista nessa quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), De Assis avaliou como irreversível a candidatura à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), defendeu candidatura de Guimarães ao Senado e criticou o apoio de Cid a Júnior Mano. Para o parlamentar é um direito de Guimarães disputar o cargo. “Guimarães tem esse direito de ser candidato. O PT pode sim ter uma grande bancada e formar maioria. Guimarães é leal,” disse.

Em referência a postura de Júnior Mano na Câmara, De Assis disse que “se colocarmos numa balança comparativa, vejamos a postura recente na votação do IOF. Não há como apoiar um deputado que vota contra o IOF. Quem vota contra está defendendo os interesses dos mais ricos”. Entre os 22 deputados federais cearenses, dez votaram a favor da Medida Provisória do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), enquanto oito se alinharam à oposição para derrotar o governo, entre eles Júnior Mano.

Como a de Guimarães, a fala de De Assis é interpretada como recado direto a Cid Gomes, de que o PT não abrirá mão das candidaturas de Elmano e Guimarães e não votará em Júnior Mano. A crise está criada.

Relacionadas:

Topo