O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) surpreendeu ao divulgar no sábado, 20, que terá candidatura própria ao Governo do Ceará em 2026. Atualmente, faz parte da base governista do PT, tanto em nível federal quanto estadual. No Ceará, a dirigente do Psol, Adelita Monteiro, é secretária de Juventude do governo Elmano. O nome escolhido para representar o partido na disputa do próximo ano é do professor Jarir Pereira.
Em nota assinada pelo presidente do partido no Ceará, Alexandre Uchoa, a escolha do pré-candidato foi feita em uma reunião ordinária do Diretório Estadual, na sexta-feira, 19. De acordo com a nota, uma coletiva de imprensa será marcada para falar sobre a decisão. Jarir Pereira é membro da executiva estadual do partido, professor da rede estadual de ensino e integrante da direção do sindicato APEOC.
Histórico
Em 2022, o Psol chegou a lançar a candidatura de Adelita para o Governo, mas acabou retirando para apoiar Elmano. Adelita se tornou secretária. Nas eleições municipais de 2024, o Psol também lançou candidatura própria para a Prefeitura de Fortaleza, com Técio Nunes (Psol), que obteve cerca de 9 mil votos. Atualmente, Técio integra a gestão do prefeito Evandro Leitão (PT), na Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas.


