Cid avalia como “terrível” para Elmano a saída de Camilo do MEC: “vira fantasma”

Nos bastidores a entrevista é vista como a confirmação de que Camilo e Cid não conversam mais sobre estratégias eleitorais.

21/01/2026 | Madson Vagner | Ceará

Uma entrevista do senador Cid Gomes (PSB) à Folha de S. Paulo, nesta quarta-feira, 21, sacudiu os bastidores da política no Ceará. Cid avaliou o anúncio da desincompatibilização do ministro Camilo Santana (PT) do comando do Ministério da Educação (MEC), como negativa para a pré-campanha à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).

Nos bastidores a entrevista é vista como a confirmação de que Camilo e Cid não conversam mais sobre estratégias eleitorais. “Se ele (Camilo) sair, isso é terrível para o Elmano”, disse, avaliando ainda que “Agora, se ele sai do ministério, isso deixa de ser uma sombra e passa a ser um fantasma”, declarou Cid.

Camilo e o presidente Lula (PT) negam que Camilo esteja disponível para a disputa estadual em substituição de Elmano. Mas, a especulação ganha corpo com o desempenho ruim de Elmano em pesquisas eleitorais recentes, quando o adversário é o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB).

Camilo garante que a saída é para se dedicar às campanhas de Elmano e Lula no Ceará. Mas a desconfiança é com a necessidade de se desincompatibilizar a tempo de ficar elegível nas eleições deste ano. A saída, entre março e abril, poderia ser mais próxima da campanha, se não houvesse interesse eleitoral, são as avaliações.

Pesquisas:

Pesquisa do Real Time Big Data, publicada em dezembro de 2025, apontou empate entre Ciro e Elmano, com 39%. No mesmo mês, pesquisa Ipsos-Ipec apontou um cenário com Ciro com 44% contra 34% de Elmano, uma diferença de dez pontos percentuais.

Relacionadas:

Topo