Juazeiro do Norte recebe prêmio da Microsoft; conceito de Smart City do Brasil

Juazeiro do Norte recebeu nesta segunda-feira, 03, em São Paulo, o Prêmio Smart City do Brasil, pela aprovação do Plano Diretor de Tecnologias para Cidades Inteligentes.

04/06/2019 | Madson Vagner | Gestão

O Município de Juazeiro do Norte recebeu nesta segunda-feira, 03, em São Paulo, o Prêmio de Iniciativa mais relevante no conceito de Smart City do Brasil, pela aprovação do Plano Diretor de Tecnologias para Cidades Inteligentes, inserido na Lei de Inovação.

O Prefeito, Arnon Bezerra, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, o Procurador Geral, Micael François, além do Presidente da Câmara de Vereadores, Darlan Lobo, foram premiados pela Microsoft e pela empresa Soluções Públicas Inteligentes – SPIN – no Smart City Day, na sede da Microsoft. O Deputado Federal, Pedro Bezerra, participou da premiação.

O Plano Diretor de Tecnologias para Cidades Inteligentes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, foi aprovado por Lei Municipal, por unanimidade, em 2018, pela primeira vez no país. “Até o momento, é a única lei do Brasil, sendo a mais moderna no que se refere à inovação e à Cidade Inteligente”, afirmou o Secretário, Michel Araújo.

Michel também enfatizou que o apoio do Prefeito, Arnon Bezerra, foi fundamental para o pioneirismo e o protagonismo de Juazeiro do Norte no cenário nacional. “A atual gestão tem entendido e apostado em novas ferramentas para desenvolver a cidade e o Cariri, a exemplo do incentivo às Startups”, disse.

Para o Procurador Geral do Município, Micael François, o prêmio da Microsoft e da SPIN atesta o “caráter pioneiro e inovador de Juazeiro do Norte. Além disso, o reconhecimento da multinacional serve como um selo de qualidade, abrindo caminho para futuros projetos e investidores”.

STARTUPS

Recentemente, 120 projetos para Startups, inclusive do Acre e de capitais do Nordeste, como Recife, foram selecionados e, no mínimo, cinco deles estarão aptos à execução após capacitação que iniciará este mês e deverá ser concluída em setembro. Os startupeiros serão capacitados dentro do primeiro programa municipal de pré-aceleração de negócios, o StartupJuá, desenvolvido pela SEDECI em parceria com o SEBRAE, com vista à melhoria da qualidade de vida da população, através da tecnologia, conforme prevê uma Cidade Inteligente. “As novas empresas serão abertas aqui e irão trazer soluções criativas para problemas relacionados à saúde, segurança, educação, mobilidade, enfim, a qualquer área. Ao mesmo tempo, beneficiarão a economia”, disse o titular da pasta, Michel Araújo.

(Assessoria de imprensa)

Relacionadas:

Topo