Base aliada de Camilo ameaça reforçar oposição em Juazeiro do Norte

Com uma articulação cada vez mais tensionada, lideranças da base política do governador Camilo Santana caminham para alianças com grupos que fazem oposição ao Estado.

21/01/2020 | Madson Vagner | Cariri

Em Juazeiro do Norte, pré-candidatos ligados ao governador Camilo Santana (PT) e ao senador Cid Gomes (PDT) iniciaram conversações e encontros com lideranças ligadas a oposição ao Governo do Estado. Até agora, apesar de dividida, a base governista falava em candidatura alternativa ao prefeito Arnon Bezerra (PTB).

Na última semana, nomes como o médico Maurício Sampaio, pré-candidato ligado à Direita Cariri, e o vereador Gledson Bezerra, pré-candidato pelo Podemos, conseguiram atrair o empresário Gilmar Bender, pré-candidato pelo PDT, e Ana Paula Cruz, pré-candidata pelo PSB, ambos ligados ao Governo.

Na base governista, Ana Paulo Cruz e Nelinho Freitas mantém conversas com os pré-candidatos Gledson Bezerra e o radialista e pastor Francisco Fabiano, pré-candidato pelo Pros, ambos ligados a oposição no Ceará. Apesar da aproximação, Gledson diz que as conversas giram em torno de melhorias para Juazeiro, não de alianças para as eleições.

O empresário Gilmar Bender surpreendeu ao se reunir com o pré-candidato articulado pelo Direita Cariri, Mauricio Sampaio. Além de Mauricio, Bender recebeu o articulador do Aliança Pelo Brasil, Juan Brilhante, para conversar sobre possibilidades eleitorais e alianças. Gilmar estaria ameaçado no PDT, depois da declaração de apoio do senador Cid Gomes ao atual prefeito Arnon Bezerra.

Apesar das especulações, Bender tem garantido que fica no PDT e que terá o apoio do senador Cid e do seu irmão, o ex-presidenciável Ciro Gomes. Recentemente, Bender disse que não precisaria dos irmãos Ferreira Gomes e do governador Camilo Santana para ser candidato. Chegou a criticar Camilo, por não ter conseguido eleger candidato em Barbalha, seu berço político, em 2016.

No mesmo rumo de rompimento segue a ex-deputada Ana Paula Cruz. Oposição assumida ao prefeito Arnon, a pré-candidata passou a fazer uma articulação mais incisiva e aumentar as críticas à gestão. No dia 18, Ana Paula gravou um vídeo para as redes sociais dizendo estar sendo ameaçada pelo avanço das suas críticas e disparou: “só vão calar minha voz, se me matarem”.

Apesar da ex-deputada não especificar que tipo de ameaça vem sofrendo, ela fala em tentativa de amedrontar, intimidar e calar sua voz. “Querem calar a minha voz, mas sou mulher, guerreira, trabalhadora e defensora de nosso povo e de nossa cidade, Juazeiro”, diz o texto que abre o vídeo.

Na eleição de 2016, a base governista teve dois candidatos, mas não migrou para a oposição. Fontes do Abolição, garantem que o governador Camilo Santana trabalha para manter a base unida antes e depois da eleição. Se possível, Camilo quer candidatura única.

Relacionadas:

Topo