Zé Ailton discute com partidos aliados montagem do novo governo no Crato

O prefeito Zé Ailton Brasil informou que parte do secretariado continuará e que as mudanças serão pontuais. Uma reunião com os partidos da base aliada foi realizada.

20/12/2020 | Madson Vagner | Cariri

Apesar de reeleito, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), não abriu mão de fazer uma transição de governo e a discussão sobre uma reforma administrativa para, segundo ele, corrigir algumas distorções na atual estrutura. Zé Ailton falou ao Jornal do Cariri, na última, da série de entrevistas com os prefeitos eleitos do Crajubar.

Zé Ailton justifica as mudanças no secretariado por se tratar de um novo governo. “Eu tenho deixado bem claro para todos que o prefeito e o vice continuam os mesmos, mas será um novo governo,” disse. O prefeito informou que está mantendo diálogo com os partidos aliados sobre o futuro e a montagem do novo governo.

Uma reunião com os presidentes dos partidos da base aliada foi realizada e, agora, o prefeito deve conversar isoladamente com cada um. Zé Ailton informa que parte do secretariado continuará e que as mudanças serão pontuais, sempre com o foco técnico.

Mesmo não necessitando de uma transição, Zé Ailton disse que uma equipe está revendo o plano de governo elaborado para o próximo período, onde devem ser estabelecidas as prioridades a serem executadas na próxima gestão. Entre as prioridades a geração de emprego e renda, conclusão e projetos para novas obras, além de questões voltadas à saúde.

Para geração de empregos, o prefeito disse que já trabalha um plano de desenvolvimento econômico que será implementado no próximo ano. Entre as ações, estão a implantação da “Casa de Oportunidades”, que dará apoio técnico e capacitação, e a concessão de incentivos fiscais a novos empreendimentos.

Zé Ailton acredita que a construção do mercado Wilson Roriz deve fortalecer a geração de empregos e alavancar o turismo. Continuar o diálogo com Associação Comercial, CDL e Sindlojas para chegar a um modela que amenize os efeitos da crise causada pela pandemia, também fazem parte dos planos.

Entre as prioridades dessa nova gestão, Zé Ailton coloca o canal do Rio Granjeiro. Ele diz que a discussão deve ser feita com o Governo do Estado, abrangendo um projeto para as águas do rio Granjeiro, desenvolvido a médio prazo. Outro desafio é a saúde, em que é avaliada uma melhora na estrutura, mas sendo necessário uma atenção no atendimento.

Sobre novos investimentos, o prefeito relacionou alguns que devem ser concluídos, como o Centro Cultural do Cariri, a estrada e o teleférico que liga o Mirandão ao monumento de Nossa Senhora de Fátima. Entre os novos, estão duas creches; pavimentação; Centro de Referência para a Mulher; revitalização da nascente, com a criação do museu das águas.

A relação com o Governo Federal é considerada boa. O prefeito disse que sempre busca por recursos em Brasília, através dos deputados e senadores do Ceará, independente das corres partidárias. Zé Ailton citou o projeto da universalização do abastecimento de água com a reformulação do sistema, ao custo de R$ 49 milhões, que é feito em parceria com o governo federal.

Zé Ailton voltou a destacar a vontade de dialogar com todos os prefeitos da região do Cariri, especialmente, Juazeiro do Norte e Barbalha. Ele pensa em estabelecer um consórcio dos municípios para discutir questões como aterro sanitário, turismo e a saúde. “Não dá para pensar qualquer desses municípios isoladamente,” finalizou.

Relacionadas:

Topo