
O ex-senador Eunício Oliveira esteve em Abaiara, dia 25, para inauguração do novo Mercado Público Municipal. O equipamento foi viabilizado a partir de emenda de R$ 1 milhão, destinada por Eunício, quando senador. Festa na cidade, mas pulga atrás da orelha dos emedebistas do Cariri. Em 2018, o prefeito Afonso Tavares, do PT, prometeu voto em Eunício, mas acabou mudando de lado.
Neste ano, Afonso fez a mesma promessa de que vai seguir orientação de Eunício, mas a base do partido na região continua qualificado Afonso como inconfiável e criticaram Eunício por não fortalecer a oposição liderada por Pedro Marcos, do MDB. Tensão política a parte, Afonso soube aplicar os recursos e viabilizar o benefício para população. Diferente do ex-prefeito de Mauriti, Mano Morais, que deixou o dinheiro voltou por falta de projeto.

Rompimento à vista
As comemorações dos 64 anos de emancipação de Abaiara, levantou uma dúvida sobre a continuação da aliança entre o prefeito Afonso Tavares (PT), e o ex-prefeito Chico Sampaio. Inimigos históricos, Chico surpreendeu ao declarar apoio a reeleição de Afonso em 2020. Apesar da parceria mantida oficialmente, há quem aposte que o afastamento já começou.
Na comemoração do aniversário da cidade, Afonso e Chico estiveram em lugares diferentes. Chico ofereceu almoço no dia 26, sexta-feira, onde estavam o vice-prefeito Ângelo, vereadores e lideranças como o deputado estadual Fernando Santana (PT), menos Afonso. A ausência confirmou o clima de afastamento.
Fernando aproveitou para garantir apoio de Chico Sampaio para o próximo ano. Apoiador de Afonso, o deputado José Guimarães, sequer, parabenizou o município.