
Em Potengi, quem comemora são os suplentes de vereadores Zé Iris, do PSOL, e Nicodemos Rodrigues, do PT. Eles serão diplomados oficialmente pela Câmara de Vereadores, depois de uma decisão Tribunal Regional Eleitoral, no dia 25, que confirmou a cassação dos vereadores do PSD, Edvânio e Ciêr das Guaribas, eleitos sob fraude eleitoral.
Os vereadores eleitos e outros candidatos do PSD tinham contra suas candidaturas decisões de primeira instância e um parecer do Ministério Público Eleitoral pela perda dos mandatos. O partido é acusado de fraudar a cota de gênero com candidaturas femininas fantasmas. Duas das três candidatas tiraram juntas apenas seis votos.
Quem comemora, também, é o prefeito de Araripe, Cícero de Deus, do PDT. Junto com o vice, Dr. Orlando, Cícero era acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2020. Os dois já acumulavam decisões pela cassação dos diplomas na Justiça Eleitoral de primeira instância e no parecer do Ministério Público Eleitoral.
A cassação, em primeira instância, foi do juiz Silvio Batista dos Santos Neto, da 68º Zona Eleitoral, que apontou na sentença irregularidades nos gastos com atos da campanha. A decisão acabou reformada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, no dia 26, por 6 a 1. A decisão devolve os diretos políticos e enfraquece a oposição, autora da denúncia.