Pedido de vistas adia julgamento de Zé Ailton no TRE; votação parou em 5 a 1

O julgamento do prefeito Zé Ailton no TRE foi interrompido quando a votação estava 5 a 1, pela manutenção de multa. O MPE pede a cassação do mandato.

31/01/2022 | Madson Vagner | Cariri

A defesa do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), deve conseguir a manutenção da sentença de primeira instância para Ação de Investigação Eleitoral (AIJE), em processo referente às eleições de 2020. A constatação vem do resultado parcial do julgamento de recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE), pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na manhã desta segunda-feira (31).

O julgamento foi interrompido quando a votação estava 5 a 1, pela manutenção dos gestores nos cargos, formando maioria do colegiado pela manutenção da sentença do juiz da 27ª Zona Eleitoral, José Batista de Andrade, em denúncia de abuso de poder político e de autoridade. Na decisão, o juiz impôs multas de R$ 20 mil para o prefeito Zé Ailton e R$ 15 mil para o vice-prefeito André Barreto.

Zé Ailton e André foram acusados de favorecimento eleitoral, por meio de publicidades institucionais, durante ano eleitoral. Segundo os altos do processo, foram cerca de 75 postagens nas redes sociais oficiais da Prefeitura, destacando a imagem dos gestores em período pré-eleitoral. Os dois acabaram reeleitos em 2020.

O pedido de vistas foi feito pelo presidente da Corte, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto. O desembargador foi o relator do processo de Parambu e nele justificou o pedido, alegando não poder correr o risco de se contradizer no voto.

(Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo