O trabalho de prevenção e limpeza realizado pela Ambiental Ceará nos sistemas de esgotamento sanitário da região do Cariri começa mostrar seus resultados. Entre julho de 2023 e julho de 2024, foram retirados das Estações de Tratamento de Esgoto e Elevatórias da região mais de 35 toneladas de resíduos sólidos (lixo).
Para técnicos da empresa, o lixo é um dos principais vilões da rede de esgoto por ocasionar sérios impactos ao sistema de esgotamento sanitário e o meio ambiente. Além de impactar negativamente o processo de tratamento dos efluentes, esse material entope as tubulações e causa extravasamentos.
Relatório divulgado, aponta como itens mais recolhidos preservativos, absorventes, fraldas, tampas, sacolas plásticas, canudos, isopor, pedaços de árvores, papel, tufos de cabelo, madeira e até restos de tecidos e pedaços de roupas. Óleo de cozinha e outras gorduras representam, também, um problema, por endurecer e entupir os canos.
O município com maior número de resíduos retirados é Juazeiro do norte com 28,65 toneladas, seguido por Barbalha (5,28 toneladas) e Missão Velha (1,64 tonelada). A Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.