e-Política
MadsonVagner
*PUBLICIDADE
Após recesso, Câmara de Crato retoma discussão sobre sede própria

O presidente Florisval Coriolano (PRTB), disse ter conversado com o deputado estadual Fernando Santana (PT), que prometeu empenho na articulação junto ao Governo do Estado.

11/07/2019 | Madson Vagner

Em recesso parlamentar desde o dia 25 de junho, a Câmara de Crato promete retomar a discussão sobre a construção da nova sede na volta dos trabalhos em 5 de agosto. O presidente Florisval Coriolano (PRTB), disse ter conversado com o deputado estadual Fernando Santana (PT), que prometeu empenho na articulação junto ao Governo do Estado.

Florisval observou que em 2018 a doação do terreno não foi possível por se tratar de ano eleitoral, o que é vedado por lei. Em 2019, o projeto teve alguns estraves de documentação, mas o presidente garante que tudo foi resolvido e está sendo encaminhado para a Assembleia Legislativa aprovar a doação do terreno pelo Estado.

O terreno deve ser doado ao município para depois ser doado à Câmara. Para Florisval, a construção deve ser rápida. “Já existe uma verba própria da Casa e outras promessas de emendas parlamentares de deputados federais, como José Guimarães, para a construção,” disse.

O prédio será construído no bairro do Mirandão, onde já existem as sedes do Corpo de Bombeiros, Fórum Eleitoral e outros órgãos públicos. Sobre os custos da obra, Florisval prefere esperar a conclusão do projeto arquitetônico para declinar valores.

Outro detalhe destacado pelo presidente é que a construção será feita pelo Poder Executivo. Florisval avalia que a Câmara não tem profissionais técnicos para acompanhar e fiscalizar a obra. “A dotação está prevista no orçamento do município para este ano e, caso, o valor não seja suficiente, o complemento será previsto para o próximo ano,” disse Florisval.

Durante o recesso

Durante o recesso parlamentar, a Câmara permanece em atividade. O presidente Florisval lembrou que o recesso é apenas das sessões, mas que na prática, os vereadores continuam trabalhando. Para manter a estrutura da Câmara, foi formada uma comissão permanente com os vereadores Bebeto Anastácio (presidente), Adil (relator), Professor Gilson (membro) e Dr. Maurício Almeida (suplente). A comissão é responsável por fazer convocações em situações de urgência, como prevê o regimento.

Sobre o período parlamentar, Florisval avaliou o semestre como positivo em todos os aspectos. “Foram dezenas de projetos aprovados e mais de 170 requerimentos encaminhados ao Executivo Municipal. Houve presenças de secretários da gestão municipal para esclarecimentos e prestar contas das suas pastas,” disse Florisval, destacando ainda as audiências púbicas, o uso da tribuna por entidades e pela população.

Foram três os suplentes a assumirem os trabalhos na Casa durante o período. Neguim Madeireiro, Marquim do Povão e Tota Lobo, tiveram, segundo Florisval, uma passagem muito positiva na Casa. “Eles cumpriram com o que manda a legislação e o Regimento Interno, fiscalizando e encaminhando projetos em favor da população do Crato,” finalizou Florisval.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: