e-Política
MadsonVagner
Assembleia faz CPI para investigar Associações Militares; motim é pauta

A CPI vai investigar os destinos dos recursos recebidos pelas associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

01/09/2021 | Madson Vagner

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa do Ceará, foi instalada nessa terça-feira, 31, para investigar as Associações Militares do Estado. A primeira reunião da comissão, realizada no Complexo de Comissões Técnicas, definiu o plano de trabalho do colegiado.

A CPI, que vai investigar os destinos dos recursos recebidos pelas associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, deve se debruçar sobre episódios de motim no estado. No período de investigação – 2010 a 2021 – foram, pelo menos, dois motins. O mais recente aconteceu em 2020 e outro em 2012.

Na abertura dos trabalhos, o deputado Salmito Filho (PDT), presidente da Comissão, se necessário, será realizada mais de uma sessão por semana. Na reunião, a Comissão aprovou quatro requerimentos. Cópias dos estatutos; atas de eleição; balancetes contábeis; relação das diretorias, estão entre as solicitações.

A Comissão pediu ainda, à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, relatório dos repasses financeiros realizados para as associações; além de enviou ofício ao Tribunal de Justiça do Ceará solicitando cópia integral de todos os processos judiciais em que figuram como parte as associações.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: