Augusta Brito e Arnon Bezerra na lista do TCU; ambos negam inelegibilidade

A lista do TCU aponta políticos e gestores públicos com contas desaprovadas que pode torna-los inelegíveis.

11/08/2022 | Madson Vagner | Ceará

A deputada estadual Augusta Brito, suplente de senadora na chapa do ex-governador Camilo Santana, e o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, pré-candidato a deputado federal, aparecem na lista dos inelegíveis do Tribunal de Contas da União (TCU). A lista, publicada nessa quarta-feira, 10, aponta políticos com contas desaprovadas pelo Tribunal que pode torna-los inelegíveis.

Arnon e Augusta responderam a divulgação, garantindo que continuam candidatos elegíveis. Arnon disse que o problema já foi resolvido no 5 deste mês e Augusta publicou nota onde reafirma a candidatura. “(Augusta Brito) se encontra juridicamente dentro do que prevê a legislação eleitoral”, diz a nota.

Segundo as defesas jurídicas dos políticos listados, o TCU é órgão consultivo e, por isso, é necessário condenação na Justiça ou avaliações negativas de Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores para tornar inelegível. Segundo levantamentos, são mais de 600 gestores e ex-gestores do Ceará presentes na lista.

Relacionadas:

Topo