A desistência do deputado estadual Fernando Santana (PT) da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), acabou levando a bancada do Cariri para discutir a manutenção das posições que já ocupa na Mesa Diretora. Hoje, a bancada ocupa a 1ª vice-presidência com o próprio Fernando e a 1ª secretaria com o deputado Danniel Oliveira (MDB).
Na disputa pela presidência, dois deputados da região chegaram a ser cotados. Além de Fernando Santana, o deputado Guilherme Landim (PDT), teve o nome defendido até o último momento das discussões como indicação da maioria da bancada pedetista. Guilherme, que é líder da bancada, disse estar feliz por ter sido lembrado por colegas de partido e por uma liderança como o senador Cid Gomes (PDT).
No cenário atual, Guilherme disputa a indicação para a 1ª secretária da Casa na chapa governista. Segundo fontes ligadas a Alece, Guilherme disputa a vaga com Fernando Santana e Osmar Baquit (PDT). Na disputa pela 1ª vice-presidência, o nome de Danniel Oliveira está próximo da consolidação. Danniel é a indicação do MDB.
A frustação pela saída dos dois nomes do Cariri da disputa que referendou o deputado Romeu Aldigueri (PDT), pode ser compensada com a indicação da 2ª vice-presidência. A discussão pode colocar no páreo outro nome do MDB caririense, o deputado Davi de Raimundão. Mas, a disputa ainda estaria aberta e outras siglas reivindicam a posição.