Base aliada do Crato movimenta corrida eleitoral; posições de PDT, PT, PSB e Agir repercutiram

PDT, PT, PSB e Agir discutiram posições, fizeram relações, promoveram eventos e surpreenderam com viradas de lado.

10/04/2024 | Madson Vagner | Cariri

Perto da definição de que serão os nomes para a disputa, pré-candidatos à prefeito do Crato, ligados a base aliada movimentaram a corrida pré-eleitoral nos últimos dias. Partidos como PDT, PT, PSB e Agir discutiram posições, promoveram eventos e surpreenderam em viradas de lado.

Na manhã desta quarta-feira, 10, o presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito, Florisval Coriolano (Agir), fez uma coletiva de imprensa para anunciar seu afastamento das agendas pré-eleitorais. Florisval ficará ausente para tratamento de saúde.

Sem dar detalhes, disse apenas que se ausentará, mas mantém a pré-candidatura, agora, sob articulação do empresário Marcio Bilhar. O evento no auditório do CDL, reuniu imprensa, pré-candidatos a vereador, lideranças partidárias e comunitárias. Lideranças e pré-candidatos reafirmaram apoio ao projeto político proposto por Florisval.

Na segunda-feira, 08, em sessão na Câmara, o líder do prefeito Matheus Leite (PDT), garantiu que o PDT continua na base e defendeu a continuação da chapa majoritária com representantes do PT e PDT. Matheus usou a metáfora do: “em time que está ganhando, não se mexe”.

Na quarta-feira (02), o Podemos empossou seu novo presidente, Pedro Maia, aliado e indicado pelo pré-candidato a prefeito, Francisco Leitão Moura (PSB). Durante a posse Pedro deixou clara a preferência por Dr. Leitão na disputa pela Prefeitura e chegou a observar que, dependendo da decisão tomada pela base governista, o Podemos poderá ter candidatura própria.

No PT, surpreendeu a decisão da secretária-geral do partido, Socorro Lobo, de deixar a sigla e se filiar ao União Brasil. Socorro disse estar descontente com a postura do partido com relação aos seus militantes históricos. Ao sair, elogiou e declarou voto ao candidato da oposição, Aloísio Brasil (União Brasil). Socorro é irmão do vereador e pré-candidato a prefeito pelo PT, Pedro Lobo.

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o prefeito, Zé Ailton Brasil (PT), devem decidir os nomes da chapa a partir no mês maio. Camilo destacou que em abril começa a discutir com os partidos para depois definir a chapa.

Relacionadas:

Topo