Base governista lidera pré-candidaturas a deputados no Cariri

Ao todo, MDB, PSB, PT, PDT, PSD e Agir, tem 20 nomes na disputa, contra seis da oposição, representada por PL, PSDB, Podemos e União Brasil.

04/09/2025 | Madson Vagner | Cariri

A menos de um ano do prazo para formalização das chapas para as eleições de 2026, o cenário das candidaturas a deputado estadual e federal, na região do Cariri, se mostra favorável à base aliada do governo Elmano de Freitas (PT). Nos três maiores municípios, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, as articulações de MDB, com seis nomes, e PSB com cinco, lideram o cenário. Em seguida, aparecem o PT com quatro e PDT com três indicações.

Na atual legislatura, a região do Cariri conta os deputados estaduais Davi Mace do (MDB), Fernando Santana (PT), Danniel Oliveira (MDB) e Guilherme Landim (PSB). Na Câmara Federal, apenas Yury do Paredão (MDB). Apesar da identificação com a região, os deputados Idilvan Alencar (PDT) e Eunício Oliveira (MDB) não têm domicílio eleitoral na região. Na atual disputa pré-eleitoral, Fernando Santana articula candidatura de federal e Eunício ao Senado.

Juazeiro lidera o número de pré-candidaturas, com forte participação da Câmara de Vereadores. Entre os nomes, Felipe Vasques (Agir), Lukão (PSDB), Vinicius Duarte (PSD), Jaqueline Gouveia (MDB), Marcio Joias (PRD), Boaz de Bolsonaro (PL), Barbosa Neto (PT) e Auricélia Bezerra (PSB). Completam a lista o ex-prefeito e ex-deputado federal, Arnon Bezerra (PSB), o ex-deputado estadual, Nelinho Freitas (MDB), e a primeira-dama do município, Sandra Cavalcante (Podemos).

No Crato, devem disputar vaga na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito Zé Ailton Brasil (PT), o suplente de deputado estadual, Pedro Lobo (PT), o vice-prefeito, Leitão Moura (PSB), o ex-candidato a prefeito, Aloísio Brasil (União), Davi Araripe (PSB) e a ex-vereadora Mariangela Bandeira (PDT). Para deputado federal, o nome é o de Rafael Branco (PP). Em Baralha, são citados os nomes do ex-prefeito Argemiro Sampaio (União Brasil), que es pera decisão da Justiça sobre sua elegibilidade, e Geraldo Sinésio (PDT), presidente do partido no município.

Nos municípios vizinhos, se destacam o ex-prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito (PT), e os prefeitos de Potengi, Salviano Alencar (PDT), e de Assaré, Libório Leite (PSB). Ao todo, MDB, PSB, PT, PDT, PSD e Agir, tem 20 nomes na disputa, contra seis da oposição, representada por PL, PSDB, Podemos e União Brasil. As convenções para indicação oficial das chapas, devem acontecer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Relacionadas:

Topo