Câmara de Farias Brito mantém parecer do TCE e desaprova contas de Vandevelder

O ex-prefeito Vandevelder Freitas teve sete dos 11 votos, mas precisava de oito votos, ou dois terços, para derrubar o parecer do TCE, que foi pela desaprovação.

09/12/2020 | Madson Vagner | Cariri

O ex-prefeito de Farias Brito, Vandevelder Freitas, teve suas contas rejeitadas pela Câmara em sessão no dia 4. As contas estavam na Casa há meses, segundo especulações, para manter Vandevelder na eleição deste ano, quando foi candidato a prefeito. Derrotado nas urnas, Vandevelder amarga sua pior derrota na Câmara.

Apesar do grupo do prefeito eleito Deda Pereira comemorar a inelegibilidade, Vandevelder ainda se considera elegível. Sua defesa avalia a decisão da Câmara como política e promete recorrer a instâncias superiores da Justiça. No Direito, há uma discussão sobre a legitimidade das câmaras em decidir sobre inelegibilidade.

Na Câmara, Vandevelder teve sete dos 11 votos pela aprovação, mas precisava de oito votos, ou dois terços, para derrubar o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que foi pela desaprovação. A relatora do processo na Câmara, vereadora Preta, defendeu e votou pela aprovação. Ela garante a votação traz boas expectativas para a formação da oposição.

Relacionadas:

Topo