
O encerramento do semestre legislativo na Câmara de Juazeiro do Norte, revelou uma preocupação do presidente da Casa, vereador Capitão Vieira Neto (PTB): o número de sessões suspensas por falta de quórum. Segundo relatório apresentado pela Mesa Diretora, foram cinco suspensões no período, entre as 52 realizadas. Foram 41 ordinárias, 9 extraordinárias e duas solenes.
Para resolver o problema, que tem sido alvo de críticas, Vieira Neto anunciou que no retorno dos trabalhos, em agosto, vai propor mudanças no Regimento Interno para baixar o quórum mínimo de 50% mais um, para um terço dos parlamentares. Se aprovado o projeto, serão necessários apenas sete vereadores para realizar sessões deliberativas. A Câmara volta aos trabalhos na primeira terça-feira de agosto, dia 1º.
Ainda durante a coletiva, Vieira Neto apresentou uma economia de R$ 2 milhões para as contas do Legislativo. O valor será investido na melhoria da infraestrutura da Câmara, com a construção de um anexo, aquisição de cadeiras para o auditório e a instalação de placas de energia solar para o prédio. A Câmara recebeu de duodécimo pouco mais de R$ 7 milhões.
Para Vieira o Poder Legislativo cumpriu o sem papel nesse primeiro semestre. “Acredito que o Poder Legislativo, no primeiro semestre, cumpriu a sua obrigação em trazer proposituras, aprovar projetos, discutir, fiscalizar o dinheiro público e, também, na busca de serviços para a população”, avaliou.