
O presidente da Câmara do Crato, Florisval Coriolano (PRTB), confirmou nesta segunda-feira, 14, a formação da Comissão Processante para investigar possíveis abusos nas cobranças de contas e falhas na distribuição da energia por parte da Enel Brasil, responsável pela distribuição de energia no Ceará.
A comissão será formada pelos vereadores Dudé Morais (PSB), Mariângela Bandeira (PMN) e Lourdes de Carlim (PT). A comissão terá o desafio de fazer o que ninguém conseguiu, ouvir a empresa sobre as reclamações que se acumulam. A vereadora Mariângela afirmou que a primeira reunião será marcada para esta semana.
Autor do requerimento, aprovado por unanimidade, o vereador Luís Carlos (PDT), disse esperar uma citação a representantes da Enel para se pronunciarem sobre as denúncias presentes no requerimento. Ele citou casos de comunidades da zona rural e urbana que ficaram sem energia até, por 10 dias, sem qualquer explicação.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi aprovada na sessão do dia 8, quando Luís Carlos convidou os usuários da Enel no município para que se façam presentes as sessões da comissão. A ideia é fortalecer o processo com mais depoimentos para elaborar um relatório robusto.
O relatório final será encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT); governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT); Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE); além de Procuradoria Geral do Estado e Ministério Público do Estado (MPCE).