Câmara do Crato denuncia articulação para “tomar” metade da Expocrato

Segundo denúncias feitas pela Câmara, o deputado federal Yury do Paredão tentou assumir a gestão metade do Parque de Exposição.

02/04/2025 | Madson Vagner | Cariri

Uma possível tentativa de expansão da área administrada pelo deputado federal Yury do Paredão (MDB), responsável pela realização de shows da Expocrato, foi alvo das discussões na sessão da Câmara do Crato dessa terça-feira, 1º. Segundo a denúncia, Yury articulou junto ao Governo do Estado para dobrar sua área de domínio no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

A área abrange os espaços do estacionamento, parte dos restaurantes, parque de diversões e o chamado “Inferninho”, área mais popular da festa. Se conseguisse o controle administrativo da área a empresa de Yury ficaria responsável, inclusive, pela arrecadação com a cobrança de aluguel. A possibilidade de extinção do “inferninho”, causou revolta entre os parlamentares.

Durante a sessão, o presidente Matheus Leite (PDT), confirmou ter visto o mapa com a nova configuração da área. Segundo Matheus, o acordo já estava fechado e acabou barrado pelo prefeito André Barreto (PT) que, ao saber da articulação, não aceitou. Matheus disse que a Expocrato pertence aos cratenses e defendeu a municipalização do Parque e da festa.

A crise tende a aumentar. O vereador Thiago Esmeraldo (PP), propôs a criação de uma comissão para acompanhar e avaliar os trabalhos da Expocrato. O grupo deve ser formado por representantes da Prefeitura, Câmara e CDL. Há a possibilidade de contemplar agricultores e produtores rurais da região.

Relacionadas:

Topo