
As últimas chuvas no Cariri ocasionaram uma série de transtornos nos municípios. Antonina do Norte, Missão Velha, Porteiras e Altaneira decretaram estado de emergência por 180 dias. Comprometimento na infraestrutura e localidades ilhadas estão entre os principais prejuízos.
Em Mauriti, na madrugada desta segunda-feira (27), a chuva abriu uma cratera na CE-384, que liga o município ao estado da Paraíba, e bloqueou o acesso. Dois veículos caíram no local e sete pessoas ficaram feridas. Ainda na madrugada da segunda-feira, choveu forte em Crato, 127mm.
Missão Velha foi o primeiro município do Cariri a decretar estado de emergência, depois de registrar 322 mm, 36% a mais do esperado para o mês de março. Na quinta-feira (23), a Prefeitura de Porteiras decretou estado de emergência e adiou as festividades da Semana do Município. Uma chuva de 116mm, que durou 24 horas destruiu casas e deixou famílias desabrigadas.
A Assembleia Legislativa aprovou, na última quarta-feira (22), o pedido encaminhado pelo Governo do Ceará, que permite a ampliação do apoio aos municípios afetados pelas chuvas. A secretária de Proteção Social, Onélia Santana, ressaltou a importância do enfrentamento desses prejuízos.
(Jornal do Cariri)