Cid revela estratégia para 2026: quer um senador, seis federais e 12 estaduais

No Encontro do PSB, Cid disse que deseja eleger seis deputados federais e 12 estaduais, usando os votos de Júnior Mano, que disputará o Senado.

29/04/2025 | Madson Vagner | Ceará

O Congresso Estadual do PSB no Ceará, no domingo, 27, serviu para a revelação da estratégia do senador Cid Gomes, principal liderança do partido, para 2026. Ao defender novamente o nome do deputado federal Júnior Mano para o Senado, Cid foi direto: “se o partido tiver um lugar na chapa majoritária de 2026, eu me comprometo de que a pessoa é você [Júnior Mano].”

Cid explicou a defesa usando um argumento pragmático. “Se o Júnior Mano for para senador, óbvio, ele não é deputado federal, não é isso? Ele não pode disputar dois mandatos ao mesmo tempo. E a gente fica com todos, o partido fica com todos os colégios dele, que não são poucos. Nós estamos falando aí de mais de 250.000 votos para ajudar aos que precisam de uma complementação,” explicou.

O senador disse ainda que deseja ter o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB), na disputa por uma vaga de federal; e que deseja contar também com os deputados federais do PDT, Mauro Filho, Leônidas Cristino, Robério Monteiro e Idilvan Alencar (secretário de Educação de Fortaleza) para disputarem a reeleição pelo PSB.

Cid admite que deseja fazer as duas maiores bancadas com seis deputados federais e 12 estaduais em 2026. “Para mim, é fundamental a gente ter uma bancada de deputados federais que possa colocar o Ceará bem representado, que possa fazer do nosso partido, o partido que tem uma boa representação lá para lutar pela as pessoas do estado”, ressaltou.

Relacionadas:

Topo