Ciro Gomes mais perto da candidatura ao governo do Ceará

Mais um passo rumo a confirmação da candidatura de Ciro ao governo do Ceará foi dado após reunião com o deputado federal Danilo Forte (União).

29/12/2025 | Madson Vagner | Ceará

O ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) manteve as especulações sobre do que a oposição cearense quer ouvir: será candidato ao governo do Ceará em 2026. Mais um passo rumo a confirmação da candidatura veio nesta segunda-feira, 29, em reunião com o deputado federal Danilo Forte (União Brasil), em Fortaleza. “A gente tem o que é mais importante: a raça, a coragem, o talento e a inteligência do povo cearense, que está com medo”, afirmou Ciro.

No discurso, Ciro deixou claro que o combate à violência, crise na saúde e a corrupção devem a plataforma de campanha da oposição. “A violência impune, a desmoralização das autoridades pelas facções, as filas na saúde, uma corrupção sem precedentes na história do Ceará. A gente precisa dar, cada um de nós, o que puder para ajudar o nosso povo a achar o caminho de mudança”, finalizou.

Danilo Forte elogiou a trajetória política de Ciro e afirmou que o momento é de construção de uma alternativa para o estado. Segundo o parlamentar, o Ceará enfrenta desafios que exigem união de forças e um novo projeto político. Apesar da articulação para manter a oposição unida em torno de Ciro, Danilo enfrenta problemas dentro do seu partido. O União Brasil está prometido ao governador Elmano e o partido deve vir para eleição rachado.

Ciro vive um momento favorável em que lidera o cenário da disputa no estado. Pesquisa do Instituto Paraná, publicada no último dia 16, coloca Ciro com 46% contra 33,2% de Elmano e 9,6% de Eduardo Girão (Novo). A pesquisa ouviu 1.508 eleitores e tem margem de erro de 2,6%.

Se confirmar a candidatura, Ciro será o quarto nome a entrar na disputa pelo governo cearense nas eleições de 2026. O primeiro foi o governador Elmano, que garantiu a disputa pela reeleição; o segundo foi o senador Eduardo Girão (Novo); e o terceiro é o militante do Psol, professor Jarir Pereira.

A articulação para fortalecer a oposição em torno de uma candidatura de Ciro inclui o deputado federal André Fernandes (CE), atual presidente do PL no Ceará. A posição tem sido criticada pelo PT e pelo próprio PL.

Relacionadas:

Topo