Ciro se coloca para disputar Governo do Estado em 2026 contra o PT

Ciro disse que está disposto a “encarar” qualquer desafio para fortalecer a oposição ao governador Elmano de Freitas (PT), em 2026.

18/08/2025 | Madson Vagner | Ceará

O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) disse que está disposto a disputar o Governo do Ceará pela oposição. Ciro disse, durante evento de aniversário do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (União), que está disposto a “encarar” qualquer desafio na construção e fortalecimento da oposição ao governador Elmano de Freitas (PT), pré-candidato a reeleição em 2026.

É a primeira vez, desde que o debate eleitoral iniciou, que Ciro coloca assume a possibilidade. Ele destacou que a discussão interna sobre a escolha do nome para representar a oposição ainda continuará e reforçou que a prioridade deve ser a unidade do grupo. Durante o anúncio, Ciro estava ao lado de deputados estaduais e federais do PL e do União Brasil, como Dr. Silvana, André Fernandes, Dr. Jaziel e Sargento Reginauro.

O cenário da eleição nacional, também, ganha novos contornos com a movimentação em torno de Ciro. Uma informação veiculada, no sábado (16), pelo Jornal O Estado de São Paulo, revela que aliados do pedetista o aconselham a aproveitar o atual “bate cabeça” entre governadores e lideranças da oposição para se lançar como o candidato anti-Lula ao Palácio do Planalto.

Esse cenário nacional favorável, frustra setores da oposição no Ceará, que esperam a filiação de Ciro ao PSDB para disputar o Governo do Estado. A expectativa entre tucanos e aliados locais é de que o ex-governador seja o nome de peso para enfrentar a hegemonia petista no Estado.

Relacionadas:

Topo