Com 64 prefeitos, PSB de Cid Gomes é o maior partido do Ceará

O PSB saiu de 8 prefeitos eleitos em 2020 para 64 em 2024. O responsável pelo crescimento exponencial é o senador Cid Gomes.

27/04/2024 | Madson Vagner | Ceará

A crise que atingiu PT e PDT, ainda em 2022, resultou em um crescimento exponencial do PSB no Ceará. O partido saiu de 8 prefeitos eleitos em 2020 para 64 em 2024. O responsável pelo crescimento é o senador Cid Gomes (PSB), principal dissidente do PDT. Foram mais 40 prefeitos que atenderam a articulação de Cid.

Além dos prefeitos, Cid tem ao seu lado outros 10 deputado estaduais e três federais. A crise PT/PDT expõe Cid como a maior liderança política do estado, ao lado do senador Camilo Santana (PT). O PSB é presidido pelo ex-deputado estadual, Eudoro Santana, pai de Camilo.

Cid não falou sobre o assunto, mas fontes ligadas ao grupo garantem que a meta é que o partido chegue aos 70 prefeitos após as eleições deste ano. Não está descartada a possibilidade de o partido lançar uma candidatura em Fortaleza. Cid tem criticado a posição hegemônica do PT que, segundo ele, o partido tenta impor.

Fortaleza é governada pelo prefeito José Sarto, do PDT, e o PT lançou a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, recém filiado ao partido. Cid defende uma candidatura alternativa na base petista. Segundo Cid, não é razoável o mesmo partido governar o País, o Estado e a capital, seja ele qual for.

Apesar do fortalecimento político de Cid, não discussão para uma candidatura do PSB ao Governo do Estado em 2026. Segundo membros da base de Cid, tudo depende de como ficará a configuração das eleições deste ano.

Na lista de partidos com mais prefeitos, a federação PT-PCdoB-PV vem em segundo com 45 gestores, seguido do PSD com 19, MDB com 13, PP com 12, Republicanos com 11 e PDT com 9. Em 2020, o PDT elegeu 66 prefeitos. Em comparação com 2024, a redução foi de 57 prefeitos.

Relacionadas:

Topo