Com fim da janela, PT passa a ser o maior partido do Crajubar

O fim da janela partidária, elevou o PT a maior bancada de vereadores no Crajubar. Tem quatro em Barbalha, quatro em Crato e três em Juazeiro.

12/04/2024 | Madson Vagner | Cariri

O fim da janela partidária, no dia 5, evidenciou o crescimento do Partido dos Trabalhadores (PT) no Crajubar. Depois de liderar o número de prefeitos filiados, em dois dos três municípios, agora, o partido consegue fazer a maior bancada de vereadores com 11 nomes entre as três cidades. Sete aproveitaram a janela para aderirem ao partido.

A maior adesão aconteceu em Juazeiro do Norte, onde o partido saiu de zero para três vereadores, se tornando a terceira maior bancada. Jaqueline Gouveia, Willian Basílio (Bilinha) e Rosane Macedo, compõem a nova bancada. Entre os nomes, Rosane pode não candidata à reeleição para apoiar o marido, Ronnas Motos, também, filiado ao PT.

A maior bancada da Câmara de Juazeiro ficou com o MDB, que chegou a cinco vereadores, sendo três recém filiados, vindos de PTB e DC. O MDB é seguido pelo PSB, que saiu de um para quatro vereadores.

No Crato, a maior bancada continua com o PDT com cinco cadeiras. O partido perdeu o vereador Luiz Carlos, mas filiou Dr. Dudé e Fernando Brasil. O PT é a segunda maior bancada com quatro vereadores, seguido de PP e PMN com dois vereadores cada.

Em Barbalha, o PT passou a maior bancada com a entrada dos vereadores Efigênia Garcia e Farim do Cartório, ambos oriundos do PSDB, que caiu de quatro para um vereador. A segunda bancada passou a ser o PSB, que saiu de um para três vereadores, agregando os dissidentes do PDT, Professor Ilânio e Hamilton Lima.

Entre os maiores partidos do Crajubar, o desataque ficou para a base dos governos Elmano (PT) e Lula (PT). O grupo liderado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), passa a ter 11 cadeiras com o PT, oito com o PSB e sete com MDB. Na oposição, os três partidos com mais vereadores são o PDT, com seis, PSDB e União Brasil com dois cada. Em Crato, o PDT faz parte da base aliada do prefeito Zé Ailton (PT).

Juazeiro, também se destaca como a Câmara onde mais ouve trocas de partidos pelos vereadores. Dos 21 eleitos, apenas seis permanecem nos partidos de origem. Crato foi onde houve a menor mudança; 10 dos 19 parlamentares permaneceram nos partidos. Em Barbalha, apenas cinco de 15 vereadores permaneceram nos partidos que foram eleitos.

Relacionadas:

Topo