e-Política
MadsonVagner
Comprovado. Áudio atribuído a Bolsonaro no hospital é falso

Depois da grande repercussão alcançada pelo áudio atribuído ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que viralizou nas redes sociais, veio a informação de que o material é falso. O pedido para o esclarecimento foi feito pelo Projeto Comprova ao Instituto Brasileiro de Perícia (IBP), que comprovou a fraude. No áudio, alguém imitando a voz do presidenciável […]

23/09/2018 | Madson Vagner

Depois da grande repercussão alcançada pelo áudio atribuído ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que viralizou nas redes sociais, veio a informação de que o material é falso. O pedido para o esclarecimento foi feito pelo Projeto Comprova ao Instituto Brasileiro de Perícia (IBP), que comprovou a fraude.

No áudio, alguém imitando a voz do presidenciável simula um ataque de raiva, após a divulgação da última pesquisa Ibope, no dia 18, que apontou um crescimento de 11% do candidato petista Fernando Haddad. O áudio supostamente gravado no hospital, Albert Einstein, em São Paulo, é uma sucessão de xingamentos ao candidato a vice na chapa, general Mourão, além de ofensas a enfermeira e ao candidato opositor.

Para a perícia o IBP usou uma entrevista de Bolsonaro ao jornalista Luiz Datena, no dia 22 de abril. A conclusão dos peritos é que não é o candidato do PSL que fala na gravação divulgada. “O corpo probatório sustenta muito fortemente a hipótese de que as amostras de fala não foram proferidas pelo mesmo locutor”, diz o laudo.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: