e-Política
MadsonVagner
*PUBLICIDADE
Corrida eleitoral: PT, PSDB e PSD começam articulações pelo Cariri

Três dos principais partidos da política cearense, PT, PSD e PSDB, definiram a região do Cariri como prioridade para iniciar as discussões da sucessão de 2020.

08/01/2020 | Madson Vagner

Primeiro a se reunir em 2020, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou uma Plenária no Cariri no domingo (05), em Crato. No mesmo dia o partido convocou uma coletiva de imprensa para esclarecer os posicionamentos para as eleições deste ano. No mesmo embalo, a direção estadual do PSDB anunciou uma Caravana da legenda que iniciará pela região do Cariri.

Para a sucessão, o PSDB vai mirar nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Luiz Pontes, presidente estadual, disse que nesses municípios o partido vai lançar candidaturas próprias às prefeituras e em outros vai tentar compor aliança para ocupar a vice. Em Barbalha, o PSDB vai priorizar a reeleição do prefeito Argemiro Sampaio e em Juazeiro, o partido tem a pré-candidatura do deputado estadual Nelinho Freitas.

Na coletiva petista, o deputado federal José Guimarães, principal liderança do partido no estado, disse que o PT terá candidaturas em, pelo menos, 15 municípios da região. No Crajubar, o partido deve priorizar Juazeiro do Norte e Barbalha com candidaturas próprias; enquanto em Crato, vai esperar orientação do governador Camilo Santana (PT).

“Em Juazeiro, estamos tentando convencer o deputado Fernando Santana a disputar a Prefeitura. Se ele não for, vamos lançar outro […] Tá muito dividido, são várias pré-candidaturas. Então temos boas chances,” avalia Guimarães.

Em Barbalha, Guimarães também aponta para uma candidatura própria para retomar a Prefeitura, que foi governada pelo partido por oito anos. “Temos boas opções e estamos construindo uma candidatura. O PT, por sua grandeza e por seu legado, tem que ser protagonista em 2020,” argumentou.

No Crato, o partido deve esperar pelo governador Camilo Santana. “Em primeiro lugar o PT, depois nossas coligações. Aqui no Crato, temos chances de emplacar a candidatura de Pedro Lobo, no entanto, vamos dialogar com o governador Camilo Santana,” reafirmou Guimarães. Ele disse ainda que o PT vai construir alianças importantes sem pressa para amadurecer o processo eleitoral no Crato.

No cenário estadual, Guimarães acredita que a presença do ex-presidente Lula deve influenciar nas eleições. “Uma pessoa que passou 580 dias preso e ao sair da prisão tem uma grande aceitação do povo brasileiro deve influenciar em pelo melos 30% do eleitorado. Isso é o que diz as pesquisas realizadas,” observou. Guimarães finalizou reafirmando o desejo de trazer Lula ao Cariri ainda este ano.

O presidente do PSD em Juazeiro do Norte, José Moura, disse ao Jornal do Cariri (JC) que ainda em janeiro, o presidente estadual do partido, Domingos Filho, estará na cidade para discutir com filiados do partido e a imprensa para tratar de sucessão no Crajubar. Em Juazeiro, o partido tem dois pré-candidatos a prefeito.

João Paulo, coordenador da Direita Conservadora do Cariri, disse ao JC que dia 17 deste mês será feito evento para a filiação do pré-candidato Maurício Sampaio a um partido ligado ao grupo. E um fórum aberto de debates sobre sucessão será realizado em março deste ano.

Outras siglas com previsão de força na eleição como MDB, Pros, Podemos e Psol, ainda não definiram datas para iniciar a discussão eleitoral aberta a população do Cariri.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: