Crajubar aumenta fiscalização durante reabertura gradual decretada pelo Governo

A flexibilização no isolamento social decretada pelo governador Camilo Santana, acabou exigindo do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, maior fiscalização para o cumprimento das regras.

02/06/2020 | Madson Vagner | Cariri

Os prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha devem seguir as determinações do novo Decreto estadual de flexibilização. Apesar de seguirem as orientações do governador Camilo Santana (PT), os gestores garantem que aumentarão a fiscalização em comércios e indústrias para manter o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Ações de fiscalização com servidores da saúde e guardas municipais, com auxílio de agentes da vigilância sanitária e Polícia Militar (PM), estão sendo intensificadas desde o dia 1º de junho, segunda-feira, primeiro dia do novo decreto. A flexibilização é parte de um “Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais”.

A nova estratégia foi apresentada pelo governador Camilo no dia 29 de maio, sexta-feira, em anúncio nas redes sociais. O processo conta com uma fase inicial de transição, em que estão contemplados 17 setores, e mais quatro fases de abertura, obedecendo a critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos.

Em Juazeiro do Norte, o prefeito Arnon Bezerra, disse que vai seguir o decreto estadual, mas aumentando a fiscalização a setores com abertura prevista. Em entrevista à Rádio Plus FM, Arnon disse que esperava não ter que abrir um hospital de campanha no município; mas que, isso só seria possível se houvesse uma estabilização no números de casos.

Apesar da expectativa positiva, o número de casos em Juazeiro não param de crescer e o município está se tornando o epicentro da pandemia no Cariri. Em uma semana houve um aumento de 128 casos e 4 mortes. Dia 25 de maio eram 186 casos confirmados, com 10 óbitos. No dia 31, domingo, já eram 314 casos confirmados, com 14 óbitos.

Diante do avanço da doença, o secretário Lucimilton Macedo, em entrevista ao Jornal do Cariri, anunciou para esta quarta-feira (03), a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Lagoa Seca, que funcionará como “Unidade de Suporte ao Covid-19”. A unidade terá 30 leitos de enfermaria e 6 leitos com respiradores.

A unidade receberá pacientes de Covid, encaminhados pela UPA do Limoeiro, Hospital São Lucas e Unidade Sentinela. Segundo Lucmilton, o combate ao Covid-19 será reforçado pelo Hospital de Campanha, que começará a ser erguido ainda esta semana. A previsão para conclusão está entre 12 e 15 dias. Serão 80 leitos e seis UTIs.

Com uma situação mais tranquila, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), disse que seguirá o decreto do governador, sem descuidar da fiscalização. Para Zé Ailton é a maneira de evitar que os casos aumentem de forma vertical. Ele cita os casos estabilizados em 70 confirmações e apenas um óbito.

Zé Ailton disse ter visitado a indústrias do município para preparar a reabertura. Na segunda-feira (01), Zé Ailton se reuniu com representes da CDL, URCA, Associação Comercial, SindiLojas, UFCA, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sebrae e Câmara Municipal. A reunião discutiu o decreto, a fiscalização e o acompanhamento.

O prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio (PSDB), avaliou a medida do governador como correta e disse que continuará seguindo as orientações. Argemiro disse que há uma pressão dos setores comerciais, mas que parte dessa pressão tende a diminuir com a flexibilização. O prefeito disse que, apesar da abertura gradual, não desfocará da fiscalização dos estabelecimentos autorizados a reiniciar suas atividades.

(Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo