e-Política
MadsonVagner
*PUBLICIDADE
Crajubar se prepara para definir candidaturas a prefeitos; partidos marcam convenções

Os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, avançam nas articulações para formação das chapas para a disputa eleitoral deste ano. Na maioria dos casos, as convenções já estão marcadas.

08/09/2020 | Madson Vagner

A aproximação do prazo final para a realização das convenções partidárias tem intensificado articulações e movimentado a pré-campanha em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Nos três maiores municípios do Cariri, as principais convenções acontecem entre os dias 10 e 16 de setembro, sempre de forma remota, por meio lives. Os eventos estão autorizados desde o dia 31 de agosto e se encerram no dia 16 de setembro.

Com o maior números de pré-candidatos a prefeito, Juazeiro do Norte, reserva as maiores surpresas para as convenções. Cercado de muitas especulações, o PDT do pré-candidato Gilmar Bender, será o primeiro a confirmar suas candidaturas em convenção marcada para o dia 10. O partido anuncia uma aliança com os partidos Rede Sustentabilidade, Republicanos, PL, PSC e PCdoB.

Apesar da presença na lista de aliados de Bender, o PCdoB mantém a pré-candidatura de Aurélio Matias, mas não anunciou convenção.

Outros que definiram datas para as convenções foram o Psol, PSB, Podemos e PT. O Psol deve confirmar os nomes de Demontieux Fernandes e Franco Duarte em convenção no dia 12. Apesar de ter mantido conversas com Podemos, PT e PCdoB, o Psol deve entrar na disputa sem alianças.

O PSB de Ana Paula Cruz, marcou sua convenção para o dia 15 e anuncia aliança com PTC, DC, Cidadania e o Patriotas. O Podemos de Gledson Bezerra, confirmou o evento para o dia 11 e anuncia Pros, PSC e PMB. O PT marcou sua convenção para o dia 13, mas mantem uma agenda de conversas com lideranças estaduais para definir os rumos do partido.

Quem ainda não confirmaram as datas das convenções foram o PTB do atual prefeito Arnon Bezerra e o PSDB do deputado estadual Nelinho Freitas. O prefeito Arnon confirmou presença na disputa pela reeleição e Nelinho garante que estará na disputa a qualquer custo.

No arco de aliança de Arnon são esperados, pelo menos, nove partidos e o PTB ainda conversa com o PT do ex-prefeito Manoel Santana e o MDB do ex-prefeito Raimundo Macedo. Na aliança de Nelinho, hoje, apenas o Democratas, mas sua coordenação política assegura que outros partidos virão.

No Crato, o PT do prefeito Zé Ailton Brasil agendou sua convenção para o da 13. A base apoiada pelo governador Camilo Santana (PT), deve congregar o maior arco de alianças com os partidos PDT, PP, PSB, PCdoB, Cidadania, MDB, PRB, PV, Avante e PMN.

Na base de oposição, apenas o Pros de Aluísio Brasil marcou a convenção para o dia 12. O Pros está fechado com Podemos, PSDB, DEM e PSC. O PSD do ex-prefeito Zé Adega, ainda não oficializou a convenção e, segundo informações, ainda, acredita em uma aliança entre as pré-candidaturas de oposição.

No município, o Ministério Público do Estado orientou que as convenções aconteçam de forma remota, mesmo com a liberação de eventos com até 100 pessoas, pelo Decreto do Governo do Estado.

Cercada de muita tensão a disputa de Barbalha está empurrando as decisões de PSDB e PDT para o dia 16, fim do prazo. A disputa por partidos para compor a aliança, também, mostra o equilíbrio da disputa. O PDT de Guilherme Saraiva tem a confirmação dos apoios de PT, PSB, PCdoB, PSD, PP e articula o Cidadania; enquanto, o PSDB do prefeito Argemiro Sampaio, anuncia aliança com PSL, MDB, Podemos e Pros.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: