As prefeituras do Crato e Barbalha começaram as reformas administrativas para os mandatos que iniciam em 1º de janeiro de 2025. A atenção está voltada para as mudanças no secretariado. Dos três municípios, as mudanças mais significativas aconteceram em Crato, sob o comando do prefeito eleito André Barreto (PT). Barbalha iniciou a reforma em ritmo menor e Juazeiro do Norte não aponta para mudanças.
Com o mesmo estilo político desenvolvido pelo prefeito Zé Ailton Brasil (PT), mas com uma ampla reforma administrativa, o prefeito eleito André Barreto (PT), manteve apenas quatro dos 21 nomes do atual quadro do primeiro escalão. A mudança, em torno de 20%, foi exatamente o projetado por André logo após a eleição.
Entre os nomes que permanecem no primeiro escalão, após a gestão Zé Ailton, estão o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ary Filho; e Meio Ambiente, George Borges. Outros que permanecem, mas mudando de função estão o procurador Rennan Xenofonte, que assume a Finanças; e o chefe de gabinete Fabiano Brasil que assume a Procuradoria.
Ascende ao primeiro escalão, Rondinele Brasil, que sai do gabinete para assumir a Assistência Social e Cidadania; Lucas Maximino que permanece na Infraestrutura; Íngride Feitosa, que deixa uma coordenação para o comando do Fundo Municipal de Previdência Social (PreviCrato); Valéria do Carmo, que sai de agente de contratação para chefe da Licitação; e Larissa Cavalcante, que deixa a sub procuraria para assumir a Gestão Pública.
Até agora, foram anunciados ainda o vice-prefeito eleito Leitão Moura (Segurança), o vereador reeleito Luis Carlos (Turismo), o ex-vereador Marconde da Vila (Serviços Públicos e Conservação), o ex-reitor da URCA, Francisco do O’ Lima Júnior (chefia de Gabinete); além de Neyla Brito (Educação), Sheyla Martins (Saúde), Zuleide Queiroz (Direitos Humanos), Maria Fabiana Gomes (Cultura), Eudiane Fulgêncio (Esporte), Julliana Serafim (Desenvolvimento Rural e Recursos Hidricos), Águeda Brito Duarte (Ouvidoria) e Isabela Cristina (Planejamento e Gestão).
Em Barbalha, o prefeito reeleito Guilherme Saraiva (PT) anunciou parte dos nomes do seu secretariado e deve revelar o restante nos primeiros dias do novo mandato. Guilherme manteve nomes como Daniel Bruno (Controladoria), Sandoval Barreto (Assistência Social), Lúcia Santana (Desenvolvimento Econômico) e Ézera Cruz (Procuradoria).
Entre os nomes novos, o ex-vereador Hamilton Lira deve assumir o Esporte e Juventude. O prefeito já anunciou a criação das secretarias das Mulheres e Turismo. Para a pasta das Mulheres, Guilherme anunciou Luana Amorim. Segundo o secretário de governo, Josueh Nogueira, os próximos anúncios devem acontecer durante os primeiros dias do novo governo.
Dos três municípios, Juazeiro é a única que não anunciou mudanças. O prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), disse que não fará mudanças no atual secretariado de forma imediata. Glêdson planeja uma reforma administrativa que deve seguir para aprovação da Câmara até março de 2025. E mesmo com a proposta de reforma, o prefeito garante que fará poucas mudanças.